22 de jun. de 2011

Análise: PlayStaion Portable


PlayStation Portable, mais conhecido como PSP, é o videogame portátil da Sony, da série PlyStation. Hoje irei fazer uma análise (não esperem uma análise completa do aparelho) do aparelho, que fez muito sucesso mundo a fora.

Vamos começar pelas qualidades: portátil (dãh, é claro, se é um videogame portátil...), gráficos muito superiores ao seu concorrente (Nintendo DS), outra funções além de jogos, como poder ver vídeos e usar como GPS.


Qualidades

O diferencial do aparelho está no gráfico muito superior ao seu concorrente e suas múltiplas funções, além da de rodar jogos.

Gráficos

Os gráficos do PSP são usados e abusados nos jogos, muito mais realistas e bem montados do que o Nintendo DS. Os jogos do DS que possuem os melhores gráficos para o console, não conseguem se equiparar com os jogos do PSP. Os jogos em que isso se evidencia mais, sem dúvida, são os do gênero luta, que pela falta de poder gráfico do concorrente da Sony, são em 2D. No entanto, o problema não é este, já que não é nada demais um jogo em 2D, mas o ponto fraco do portátil da Nintendo está na má preparação de alguns jogos que tentam fazer um gráfico 3D que sai muito...mal.


Bomberman no PSP


Bomberman no Nintendo DS


Espaço

O espaço de armazenamento interno do PSP é de 1800Mb e pode ser expandido.
O espaço de armazenamento do Nintendo DSi é de 256Mb e pode ser expandido.

Não há como comparar, não é mesmo? Isso interfere diretamente nas mídias que são armazenadas em ambos os consoles - como fotos, músicas e vídeos -, já que os arquivos estão se tornando cada vez maiores.

Outras Utilidades

Nesse quesito também o PSP passa na frente do concorrente: enquanto o DSi XL (última versão do NDS) roda áudio, fotos, acessa a internet, faz pequenas animações e desenhos, o PSP pode fazer além do que o concorrente faz, ser usado como GPS, aplicações em flash, pode reproduzir TV, entre tantas outras utilidades. Faltou aplicativos mais úteis por parte da Nintendo.

Jogos

Claro que os gráficos muito melhores do PSP (em relação ao NDS) influenciam nos jogos, principalmente os de luta e aventura, onde o realismo nos ajuda a emergir no mundo do jogo.


Defeitos

Biblioteca de jogos

O PSP perde em quantidade: o acervo de jogos para o portátil é muito pequeno comparado ao concorrente. Não sei quantos jogos de PSP existem exatamente, mas giram em torno de 1500, enquanto os do NDS passam dos 5700. Isso pode ser contado como ponto positivo visto pelo lado de que muitos dos jogos lançados para DS são medíocres, mas isso também conta para o PSP.

Inovação

O PSP trouxe inovações no sentido gráfico e de múltiplas funcionalidades, mas nos jogos é como um PlayStation portátil (assim como diz o nome). O concorrente ganhou principalmente pela touchscreen, que possibilita um novo modo de se jogar.

Gênero

Este ponto conta para ambos os consoles: a fraqueza contra certos gêneros. O PSP, principalmente em jogos hardcore em geral (principalmente de luta) sai em disparada em relação ao DS. No entanto, sua biblioteca se volta quase que exclusivamente a jogos do estilo, deixando o público menos ativo no mundo dos games a não achar algo muito atraente. Já no NDS é o oposto: ele possui jogos para todos os gostos, apesar de não ser forte no quesito hardcore, e com um grande número de excelentes RPGs (poderíamos dizer que esta é a sua especialidade).

Conclusão

Provavelmente a falta de algo novo foi o maior problema do PSP, que cumpriu seu nome e se tornou um PlayStation portátil com algumas utilidades extras. No entanto, para quem curti jogos hardcore, é uma ótima opção.

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