12 de abr. de 2011

Ser diferente é normal; a perfeição é irreal

Meninas loiras, altas, extremamente magras. Meninos altos e musculosos. Resumidamente, este é o atual padrão de beleza. "Roupas caras, porque a grife é melhor, e quem não usa não é ninguém." Mas será que a beleza só se resume a isso? Quem tem algo diferente, é oprimido pelas pessoas pela aparência?


"Você é gorda!", "Nossa, que feia!" ou "Sua baixinha!" são algumas das frases que podem acabar com a vida de qualquer garota, que nos seus mais profundos sonhos, deseja ser uma atriz ou modelo. Mas será que a beleza é só o que a mídia impõe, a moda?



Não, não é. Os padrões de beleza, na realidade, é algo até desanimador (sim, desanimador, e muito), pois todos parecem robôs, clones, um dos outros. Afinal, a intenção das modelos é essa mesma: dar destaque não à elas, e sim, ao produto, a roupa.


Assim, chegamos a outro ponto: a moda. A suprema ditadora das aparências, dos modos de uma pessoa. Obvio, já que sua proposta é ditar as tendências; mais do que isso, vender. E quem dá um "empurrãozinho" na moda? A indústria. E ela não quer saber se você vai vestir aquelas roupas e ficar linda, aliás, nem quer saber se você vai usá-las, quer que você compre, gaste o máximo que puder, e para tanto, critica as aparências e influencia as pessoas como pode.


A moda em si não é um monstro sugando o dinheiro das pessoas. O que tem demais em tentar ficar mais bonito? Mas a questão não é essa. É o preconceito na qual as pessoas que não se encaixam nos padrões de beleza ou aqueles que não possuem os itens da moda sofrem. Sempre tem aquele que se veste melhor e critica quem anda simples ou do seu gosto - não confundam com roupas anti sociais ou vulgares, que de certa forma, é falta de educação (ou você acha que andar por ai quase que com os seios amostra é algo de gosto apenas?).


Ser igual é estranho. Sim, pois o mundo fica feio se todos fossem perfeitas cópias uns dos outros, já que a beleza do mundo está justamente ai, nas diferenças. Você não precisa ser alta, magra ou musculoso, usar roupas de grife, fazer cirurgias plásticas nem ser perfeito. A diferença entre as pessoas que torna o mundo tão diversificado. Se cuidar, você pode e deve, mas não tentar ser outra pessoa. Ser diferente é normal, e a perfeição é o pior que se pode acontecer no mundo, pois o que é perfeito não evolui. Logo, é mais uma das ilusões do mundo moderno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário